Menu Principal

terça-feira, 11 de julho de 2017

Viajando pelo Sistema Solar: Terra

A Terra é o 3º planeta mais próximo do Sol.


E é nosso planeta natal que observaremos agora, dessa vez, do espaço.

- Terra -

Distância do Sol: 149.600.000 km.


A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior do Sistema. Sua forma é praticamente esférica, com uma deformação que causa um achatamento dos polos. Até onde se sabe o planeta em que vivemos é o único do nosso sistema solar em condições de abrigar vida da forma como a conhecemos. Isso acontece porque o planeta possui algumas condições únicas, como 71% de sua superfície coberta por água, placas tectônicas e um forte campo magnético.


O Planeta demora 24 horas para girar em torno de si (1 dia). Na metade que fica virada para o Sol é dia, a outra, a noite. A rotação da Terra também é a razão pela qual o Sol aparece no leste e se põe no Oeste, Embora pareça que o Sol está se movendo a partir da superfície da Terra, é realmente a superfície da Terra que está em movimento. A razão pela qual nós não sentimos que estamos girando é porque a Terra é extremamente gigantesca em comparação ao tamanho das pessoas.

Além disso, a Terra está inclinada em cerca de 23 °, por isso existem momentos em que o polo Norte ou Sul está sempre aproximando ou se afastando do sol. Se você estiver em um dos polos perceberá que pode ser claro ou escuro durante todo o dia. O ano da Terra dura cerca de 365 dias e 1/4 de dia de duração. Esse é o tempo que a Terra leva para orbitar o Sol uma vez. Aproximadamente a cada quatro anos temos um ano bissexto. Um ano bissexto contém um dia a mais em nosso calendário, em 29 de fevereiro, a fim de explicar a 1/4 de um dia de sobra a cada ano.


A sucessão das estações do ano é resultado da inclinação do eixo de rotação da Terra por 66,6º relativo ao seu plano de translação (23,4º em relação à normal ao plano). O eixo de rotação da Terra é a linha imaginaria que une o pólo Norte ao pólo Sul e sua inclinação faz com que, em certas épocas do ano, um hemisfério receba a luz do Sol mais diretamente que o outro hemisfério. Isto é a principal causa das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno. Comparados às regiões tropicais, os pólos, por exemplo, recebem os raios solares bastante inclinados e por isso absorvem apenas uma fração da luz do Sol; o que reflete-se em temperaturas mais baixas nas extremidades polares.

Existe uma distribuição desigual de luz e calor solar nas diversas partes da Terra. Por causa disso diferentes partes recebem diferentes quantidades de luz e calor solar ao longo do ano. Assim, no verão, teremos mais luz e calor e, no inverno, menos luz e calor.


ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS:

Hemisfério Norte

Primavera: 1 março até 31 maio;
Verão: 1 junho até 31 agosto;
Outono: 1 setembro até 30 novembro;
Inverno: 1 dezembro até 28 fevereiro.

Hemisfério Sul

Primavera: 1 setembro até 30 novembro;
Verão: 1 dezembro até 28 fevereiro;
Outono: 1 março até 31 maio;
Inverno: 1 junho até 31 agosto.

Curiosidades sobre a Terra:
  • A Terra é o quinto maior planeta do Sistema Solar e o único a ter uma camada de gases na atmosfera que garante condições para a existência de vida por aqui.
  • Cerca de 70% da superfície do planeta é coberta por água emestado líquido, elemento essencial para a existência de formas de vida.
  • Se a Terra não girasse, não existiria vida, ao menos do modo como a conhecemos! Caso ela não girasse o lado que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o outro lado ficaria muito escuro e gelado.
  • A Terra não é exatamente redonda. A rotação e a gravidade causaram um leve achatamento, deixando-a com formato de geoide.
  • Em sua viagem ao redor do Sol, o planeta recebe grandes quantidades de lixo estelar, desde pequenos asteroides até pó cósmico. Ao todo, a cada dia caem em nosso planeta de 20 a 40 toneladas desse material. 
  • A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, com 8.850 metros. Se consideradas as partes submersas, o vencedor seria o vulcão Mauna Kea, no Havaí, que tem 10.314 metros no total. 
  • Os cientistas calculam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. 
  • O buraco na camada de ozônio está ficando cada vez menor, e em 2012 registrou o segundo menor buraco nos últimos 20 anos.
  • O lugar mais profundo dos oceanos tem mais de 11 quilômetros de profundidade e uma depressão com 2.550 km de extensão, e está localizado na Fossa das Marianas no Oceano Pacífico.
  • Estima-se existir mais de 1 milhão de espécies vivas nos oceanos e apenas um terço foi descoberto até o presente.
  • Nosso planeta está rodeado por cerca de 38 mil pedaços de lixo espacial, que incluem desde pequenos objetos até satélites desativados.
  • A ISS (Estação Espacial Internacional) é o objeto mais caro já criado com um custo estimado em 150 bilhões de dólares.
  • Em toda história do Planeta Terra se registrou cerca de 106 bilhões de pessoas, atualmente cerca de 7 bilhões deste total estão vivas. Em 2050 estima-se que chegaremos a marca de 10 bilhões de seres humanos.
  • A Terra é bombardeada diariamente com aproximadamente 100 toneladas de meteoros, a maioria deles são destruídos quando entram em contato com a atmosfera.
  • Cerca de 99% de todo ouro que existe na Terra está localizado no seu núcleo. Esta quantidade é suficiente para formar uma crosta de 50 centímetros ao redor do planeta.
  • O ser vivo mais antigo descoberto pela ciência tem cerca de 3,6 bilhões de anos. Trata-se de uma bactéria fossilizada encontrada na Austrália.
  • Cerca de 75% de todos os animais vivos em nosso Planeta podem se extinguir em 300 anos caso não sejam tomadas novas medidas de conscientização.

Repare no Tamanho da Terra em comparação aos outros planetas do Sistema Solar:

Comparação - Os menores planetas do Sistema Solar em relação à Terra
Comparação dos tamanhos dos Planetas do Sistema Solar.
Para fechar nosso Planeta Natal com chave de ouro, assista ao vídeo abaixo.


Na imagem abaixo, claro, está a disposição atual dos continentes após milhões de anos em transformação:


[Obs.: Não vamos nos voltar para o interior do nosso Planeta porque nesse blog a gente já vê bastante sobre isso]
Já que aprendemos bastante sobre a Terra, agora vamos nos focar em seu Satélite, a Lua.


Para isto, clique na imagem acima ou AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo