Menu Principal

segunda-feira, 19 de junho de 2017

É verdade que os franceses não gostam de tomar banho?

Uma das coisas que para os brasileiros sempre ficou no imaginário do comportamento dos franceses é que eles não gostam de tomar banho. Será verdade?


Que tal ouvir sobre isso com os argumentos dos próprios franceses.

Para isto, assista ao vídeo abaixo, do francês Alexis [do canal Olá Brasil!], que fez questão de perguntar aos seus amigos sobre esse estereótipo que está mais do que arraigado em nossa cultura.



Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Esclareceu mais esse falso estereótipo, ou acredita que eles realmente, em pleno século 21 e sendo uma da maiores potências da Europa, ainda não gostam de se banhar?

E para fechar, só falta esclarecer essa dúvida...

De onde vem essa história?


Na Antiguidade, os franceses ainda eram pessoas “limpas”, pois frequentavam os banhos públicos diariamente. Com a peste, surgiu a teoria que o banho quente dilatava os poros e  facilitava a “entrada dos vírus”. Por ordem médica, a sujeira acumulada na pele era recomendada a todos como meio de proteção contra qualquer doença. A água quente virou motivo de medo e de morte.



E a igreja deu a sua contribuição para o desaparecimento da higiene denunciando o banho como sendo imoral. A partir deste momento, o uso da água seria limitado às partes livres do corpo como as mãos e o rosto. Um banho de corpo inteiro passou a ser uma raridade.

No entanto, no século 19, depois de uma epidemia de cólera e graças às descobertas de Louis Pasteur sobre o papel das bactérias nas doenças, a França viveu um novo movimento higiênico. Além disso, desde os anos 80 o acesso a água encanada em todo o território francês melhorou e muito as coisas.


Louis Pasteur: foi um cientista francês. As suas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É lembrado pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças.
Finalizando, essa ideia do francês sujo não passa de uma percepção! Será que os franceses se lavam pouco ou são os outros povos que se lavam muito?

Fontes Pesquisadas:

http://omelhordeparis.com.br/fama-franceses-sujos/
Não deixe de ver também:

Algumas curiosidades interessantes sobre o francês. Clique AQUI ou na imagem abaixo:

Conheça vários comportamentos e curiosidades interessantes sobre os Alemães. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Portugal, uma viagem melhor do que o esperado [Parte 1/2]. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



O mundo visto do céu: França [Saint Nazaire até Vaux-le-Vicomte]. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo