Menu Principal

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Cavalo-Marinho Pigmeu, um Mestre da Camuflagem

Pequenos e delicados, os cavalos-marinhos pigmeus sobrevivem se segurando aos corais, onde se tornam quase invisíveis para os predadores e pesquisadores.


Saiba mais sobre esses minúsculos e magníficos animais que são mestres na arte da camuflagem.

Os cavalos-marinhos pigmeus possuem menos do que 15 milímetros de altura e 17 milímetros de largura. Para sobreviver ao meio ambiente hostil, eles vivem camuflados, em estreita associação com outros organismos, incluindo hidrozoários coloniais [Lytocarpus e Antennellopsis], algas coralíneas [Halimeda], fãs do mar [Muricella, Annella, Acanthogorgia]. Isto, combinado com seu pequeno porte, explica por que a maioria das espécies só foram notadas e classificadas a partir de 2001.

Pode até não parecer, mas no centro dessa foto tem um cavalo marinho pigmeu escondido. Para achá-lo você tem de encontrar um de seus olhos, que é bem escuro e redondo.
A profundidade que ele vive varia de 8 a 45 metros. Os cavalos-marinhos mudam de cor e movimentam seus olhos saltados em diferentes direções independentes um do outro. São carnívoros, alimentando-se de pequenos crustáceos, moluscos e vermes, que são sugados por seu focinho tubular. Só comem alimentos que se movimentam. Os filhotes são minúsculos e nascem quase transparentes.

E pra ficar mais completo, assista a esse vídeo:



Infelizmente as populações de cavalos-marinhos estão sendo ameaçadas nos últimos anos pela pesca excessiva e destruição de seu habitat. Os cavalos-marinhos são usados na medicina tradicional chinesa, pois acreditam que por serem "selvagens" eles tenham propriedades medicinais.

Aproximadamente 20 milhões são capturados a cada ano, sendo vendidos e criados em cativeiro, também são usados como medicamentos pelos indonésios, filipinos e muitos outros grupos étnicos asiáticos. E o Cavalo-Marinho Pigmeu também está ameaçado de extinção.

Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



Boa sorte e... não deixe de apreciar mais essas fotos desses incríveis animais marinhos.







Até a próxima!

Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

Harpia, uma ave poderosa. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



E se respirássemos embaixo d'água? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Os 10 fenômenos mais incríveis dos oceanos. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Já ouviu falar do peixe leão, um invasor dos mares? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo