Menu Principal

domingo, 4 de setembro de 2016

Conheça algumas das aves mais belas do Brasil

Existem animais que nos encantam simplesmente por sua aparência, e esse é o caso de grande parte das aves.


Conheça algumas das mais belas aves brasileiras, onde você também poderá saber um pouco mais sobre onde elas vivem e se estão ameaçadas de extinção ou não. Não perca!

Crejoá


Trata-se de um pássaro bastante raro, chega a medir 20 cm de comprimento e está distribuído do Espírito Santo ao sul da Bahia, leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Habita a mata atlântica abaixo de 200 metros de altitude e vive nas copas das matas primárias ou em matas secundárias adjacentes à procura de alimento.

Galo-da-serra


O Galo-da-serra é um dos pássaros mais espetaculares de todo o mundo. Sua plumagem fantástica e seu cortejo colorido são tão especiais quanto as de qualquer ave do paraíso. São encontradas somente na área montanhosa do norte da América do Sul, em uma área bastante corroída a leste dos Andes e norte do Rio Amazonas [isto é, nas Guianas e áreas adjacentes da Venezuela, Brasil e Colômbia].

Alimentam-se principalmente de frutas e constroem seus ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas ou em profundos desfiladeiros. Uma curiosidade interessante é que quando o galo-da-serra come as frutas, ele engole muitas sementes inteiras, a maioria delas não é danificada ao passar pelo sistema digestivo do pássaro. Desta forma, muitas sementes continuam com poder de germinação quando o galo-da-serra as defeca ou regurgita, o que geralmente ocorre a distâncias consideráveis das árvores mães. Assim, essa ave possui um papel importante na dispersão das sementes de várias espécies de árvores florestais.


Pintor-verdadeiro


A Saíra-pintor ou Pintor-verdadeiro é uma ave que atinge 13,5 cm de comprimento. Sua alimentação básica em ambiente natural consiste de pequenas frutas, bagas e insetos que recolhem nas folhagens e ramos. 

Essa é uma espécie endêmica da região Nordeste do Brasil. Ocorre no litoral dos estados de Pernambuco a Alagoas e também no Rio Grande do Norte. Tem o seu habitat nas porções remanescentes de Mata Atlântica, no Nordeste.

As populações da espécie só existem no litoral de Pernambuco e Alagoas e Rio Grande do Norte. Foram ao longo dos anos muito perseguidas pelos criadores de pássaros. Hoje elas estão em perigo de extinção, dado principalmente à forte pressão de caça para abastecer o comércio ilegal de aves silvestres e também à degradação de seu habitat.



Soldadinho-do-araripe


O Soldadinho do Araripe é uma ave encontrada na região da Serra do Araripe [principalmente no Estado do Ceará]. É conhecida popularmente como galo-da-mata e língua-de-tamanduá. Possuem hábitos diurnos e têm seu habitat formado por florestas e matas úmidas, próximas às margens de rios e lagos.

O pássaro adulto pesa cerca de 20 gramas e mede aproximadamente 15 cm de comprimento. Uma das principais características dessa ave é a diferença na cor entre machos e fêmeas. Os machos adultos são coloridos (preto, branco e vermelho na cabeça), enquanto as fêmeas são verdes. Os machos jovens possuem a mesma cor de plumagem das fêmeas adultas.



Esse pássaro se alimenta principalmente de insetos e frutas e em seu habitat natural e preservado, os animais dessa espécie vivem em média por 10 anos. A principal ameaça de extinção desta espécie é a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe, levando a redução da vegetação. Infelizmente o Soldadinho do Araripe se encontra em estado crítico de perigo de extinção.
Se tiver gostado e quiser ver mais postagens dessa mesma Coleção, clique no álbum abaixo:


Boa sorte. Desejo a você uma excelente semana!

Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:


- Animais naturalmente azuis. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- Incríveis praias bioluminescentes pelo mundo. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



- Ave Lira, o melhor imitador do reino animal. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


- A Ararajuba, símbolo da Amazônia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



2 comentários:

  1. Esse Crejoá é simplesmente incrível... Sem palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas aves são muito lindas. Mais pra frente farei outro post sobre as mais bonitas do mundo também. Não deixe de ver!

      Excluir

Botão Voltar ao Topo