Menu Principal

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

As 5 cobras mais venenosas do mundo

Estima-se que todos os anos ocorram de um a dois milhões de acidentes envolvendo cobras e seres humanos.


Destes, cerca de 50 mil resultam em mortes. Pensando neste tema o Canal Diário do Curioso resolveu buscar quais eram as cobras mais venenosas do mundo.


Confira isso nesse excelente vídeo:



E agora saiba mais um pouco sobre cada uma delas:

5) Manba Negra


Entre seus troféus como caçador, podemos dizer que a Mamba Negra é a Serpente mais venenosa da África e é a cobra com locomoção terrestre mais veloz do mundo, podendo atingir incríveis 20 km/hora. Ela é uma das serpentes mais perigosas que existem e objeto de inspiração para diversos mitos africanos.

Ao contrário outras espécies do mesmo gênero, vive a maior parte do tempo no solo, mas são capazes de escalar árvores com facilidade. Sua dieta consiste de pequenos mamíferos e aves. Tem um bote muito rápido e seu veneno neurotóxico causa paralisia.



Se o local da picada for no pé ou na canela, a vitima pode morrer em até 4 horas. Se a picada for na região do tórax ou no rosto a vítima pode falecer em menos de 20 minutos. Sem o tratamento é mortal em 100% dos casos. No verão, a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa média de vida da mamba-preta é de 12 anos.

A Mamba Negra possui esse nome devido ao interior preto da sua boca, que ela exibe em sinal de ameaça. Por fora possui uma cor acinzentada. É encontrada na Africa do sul, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia.



4) Taipan



A Taipan é encontrada nas costas do continente australiano e na costa sul de Papua-Nova Guiné. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo, capaz de fazer o sangue se liquefazer, destruindo células sanguíneas, podendo ocorrer hemorragias internas, inoculado através de duas presas fixas que tem na parte anterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. 

3) Krait Malasiana


Essa serpente vive no Sudeste da Ásia e da Indonésia e possui hábitos noturnos. Seu veneno pode provocar coma permanente e morte cerebral, sendo tão potente que 50% das vítimas morrem mesmo tomando soro antiofídico.

A Krait Malasiana pode atingir um comprimento total de 108 cm, e com cauda de 16 cm de comprimento. Sua coloração geralmente é preta ou preto azulado. Os lábios superior e da barriga são brancos.



Essa cobra se alimenta principalmente de outras serpentes, e até mesmo canibalizam outras Kraits. Ela também se alimenta de pequenos mamíferos como ratos e camundongos e de outros animais pequenos como lagartos e sapos. Os mais jovens são conhecidos por comer artrópodes.

2) Cobra Marrom Australiana



Localizada principalmente na Austrália, chega a ser tão perigosa que até mesmo seus filhotes podem matar um ser humano, bastando apenas uma gota de seu veneno. Se movem  rapidamente e podem ser bastante agressivas em certas circunstâncias.

Há casos em que persegue seus prováveis agressores e os ataca repetidamente. Seu veneno contém neurotoxinas e coagulantes do sangue. Felizmente, para os seres humanos, menos da metade de suas picadas contém veneno. Como as demais cobras, elas evitam picar as pessoas, só reagindo ao movimento destas.

1) Taipan do Interior



Também conhecida como Taipan Ocidental, é uma serpente extremamente venenosa do Gênero Taipan. É endêmica das regiões semi-áridas do leste da Austrália Central. A Taipan do Interior é considerada a cobra mais venenosa do mundo com base no valor da sua dose letal em camundongos.

Seu veneno, gota a gota, é de longe um dos mais tóxicos de todas as cobras e é especialmente eficiente para matar espécies de sangue quente, e isso, claro, inclui nós seres humanos. 

0) Serpente Marinha de Bico



Essa cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa conhecida do mundo e apenas alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas.

Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno e elas são relativamente dóceis. Pescadores desavisados geralmente são as vítimas dessas picadas quando encontram as espécies em redes lançadas ao mar.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



Boa sorte e até a próxima!

Coral Verdadeira, uma das cobras mais venenosas do Brasil.
Fontes Pesquisadas:


Não deixe de ver também:

Qual a maior altura que um pássaro pode voar? Clique AQUI ou na imagem abaixo:




As Criaturas mais mortais da Amazônia. Clique AQUI ou na imagem abaixo:


Ilhas Paradisíacas. Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Canibalismo nas Ilhas Fiji!? Clique AQUI ou na imagem abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo