Menu Principal

sábado, 13 de fevereiro de 2016

No Reino dos Gorilas, o duelo dos reis

Gorilas são mamíferos primatas pertencentes ao gênero Gorilla, naturais das florestas tropicais do centro da África. Os gorilas compartilham de 98 a 99% do DNA dos humanos e isso faz deles um de nossos parentes mais próximos, logo depois dos bonobos e chimpanzés.


Agora iremos aprender mais sobre o maior dos primatas existente na atualidade.


Eles vivem em florestas tropicais e apesar da sua área de distribuição abranger apenas uma pequena parte da África, os gorilas distribuem-se por uma grande variedade de altitudes.

Gorila da Montanha.
Gorila do Ocidente
Os Gorilas da Montanha habitam as florestas montanhosas do Albertine Rift, existindo entre os 2.225 aos 4.267 metros acima do nível do mar. Já os Gorilas do Ocidente vivem em florestas tropicais densas e pântanos das terras baixas e marisma até o nível do mar.

Legenda: Em Laranja estão os Gorilas do Ocidente, e em Amarelo os Gorilas da Montanha.
Pra que você mensure melhor a força dessas criaturas, veja o vídeo abaixo, onde dois Gorilas de um Zoológico brigam entre si, veja a ferocidade desses animais enquanto duelam:



Podem chegar a ter 2 metros de altura e pesar mais de 300 kg. Apesar de seu tamanho e aparência assustadora, sua alimentação é exclusivamente vegetariana.


Cada grupo de gorilas é liderado por um enorme macho adulto, conhecido como "costas prateadas", em razão de seu dorso peludo cinza-prateado. São animais muito inteligentes, sendo capazes de emitir no mínimo uns 16 gritos distintos de comunicação, que vão de um simples brado de alarme a grunhidos disciplinares e gritos entrecortados que parecem indicar curiosidade. E até a ausência de som também pode ser considerada como um poderoso sinal.

Além disso, são conhecidos por usar ferramentas na natureza. Chegaram até a fotografar um Gorila do Nouabalé-Ndoki National Park da República do Congo usando um pau para determinar a profundidade da água enquanto atravessava um pântano. Outra vez avistaram uma fêmea usando o toco de uma árvore como ponte e também para a suportá-la enquanto pescava no pântano.



O líder é o membro do grupo mais expressivo em termos vocais e físicos, e seu uivo significando "não se aproxime" é ouvido a quase um quilômetro e meio de distância. Ele consegue disciplinar um filhote ou decidir uma briga no grupo assumindo uma postura rígida e encarando com firmeza o agressor.

Mas quando tem de enfrentar o líder de um grupo rival, assume uma postura altamente intimidadora — empertiga-se, ergue a cabeça, grita e bate no peito. Se isso não bastar, o "costas prateadas" bate com o pé no chão e corre pela folhagem, arrancando ostensivamente os galhos. Essa exibição ritualística de força, geralmente afugenta o intruso indesejável.


A vida familiar do gorila-da-montanha é relativamente pacífica, embora o líder às vezes tenha que afastar intrusos interessados nas fêmeas. Porém, para o babuíno macho cor de oliva dominante, a concorrência existe dentro do próprio bando, onde os machos mais novos ameaçam constantemente usurpar seu monopólio de pai de todos os filhotes do grupo.



Mais fotos:





Tanto a espécie da Planície quanto a da Montanha estão em perigo de extinção e têm sido sujeitas a intensa caça furtiva. As ameaças à sobrevivência dos gorilas incluem a destruição do seu habitat e o mercado de carne seca. Além disso, ainda sofrem de problemas como a eclosão do vírus ebola, que pode ter matado mais de 5.000 gorilas devido a surtos recentes do Ebola na África Central.

Esforços de conservação incluem o Great Apes Survival Project, uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a UNESCO; e ainda um tratado internacional, chamado Gorilla Agreement em inglês, concluído sob o auspício da Convenção sobre Espécies Migratórias. O Gorila Agreement é o primeiro instrumento legal apontado exclusivamente à conservação do gorila e entrou em funcionamento em 1 de Junho de 2008.


Os gorilas são incríveis, não é!?


Curiosidades:

- Os gorilas alimentam-se principalmente de vegetais e frutos que encontram nas florestas;
- A fêmea do gorila gera apenas um filhote em cada gestação;
- Devido à caça predatória e à destruição das florestas tropicais africanas, os gorilas encontram-se em risco de extinção;
- Esses animais são extremamente fortes, podendo levar mais de uma tonelada usando os braços;
- Na natureza são tímidos e calmos, mas quando ameaçados podem ser agressivos e atacar qualquer animal, incluindo seres humanos.
- Vivem em bandos, compostos por apenas um macho adulto, que é o líder e o mais forte da trupe, mais as fêmeas e seus filhotes.
- O acasalamento dos gorilas não possui época do ano determinada.

Para fechar com chave de ouro, agora só falta assistir um documentário completo sobre os gorilas, de nome: No Reino dos Gorilas, o duelo dos reis.


Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:


Fontes Pesquisadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gorila
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/gorila.htm
http://www.ninha.bio.br/biologia/gorila.html

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo