Menu Principal

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Holambra - SP [Dicas de Roteiro]

Já pensou em conhecer a Festival das Flores de Holambra [Expoflora], em São Paulo?


Se prepare, pois certamente você fará um passeio muito especial, seja sozinho, em casal ou com toda a família.

Localizada no interior de São Paulo, Holambra é o principal polo produtor de flores e plantas ornamentais do Brasil, correspondendo por quase metade da produção e comercialização nacional de flores e plantas ornamentais, a cidade, fundada por imigrantes holandeses na segunda metade do século passado, há mais de 33 anos sedia a Expoflora – o maior evento de flores da América Latina.



A exposição acontece todos os anos e reúne flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 300 produtores. É uma ótima oportunidade para quem gosta de admirar a arte em arranjos florais. Em 2015 teve como tema Flores, Sabores e Sensações. Entre as atrações fixas estão, também, a Mostra de Paisagismo e Jardinagem, com o tema Frutos do Jardim; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini-sítio e visita ao Museu de Holambra.

Confira agora as principais atrações de Holambra:

Visita a Fazenda de Crisântemos


Assim que chegar, ainda na entrada da Expoflora você poderá comprar os tickets para realizar esse passeio, que é muito barato e vale a pena. Durante o percurso contam um pouco da história de Holambra também mostram muitas curiosidades interessantes do local.


Após isso é realizado um passeio rápido pela Fazenda de Crisântemos, onde os visitantes poderão apreciar os campos floridos.





E você ainda conhecerá as flores, ornamentos e os jardins verticais que estão espalhados pela fazenda e aprenderá coisas interessantes sobre o uso das sementes e do próprio cultivo dos crisântemos.







Dica: Chegue cedo e faça esse passeio antes de entrar dentro da Expoflora, assim você poderá passar o resto do dia aproveitando o evento sem se preocupar em ter perdido o passeio para a Fazenda dos Crisântemos.

No caminho ainda é mostrado para os visitantes o maior moinho da América Latina, o Moinho dos Povos Unidos.


Confira agora as atrações de dentro da Expoflora:

Mostra de Paisagismo e Jardinagem

Essa mostra é bem interessante e muda seu tema em todos os anos, em 2015, por exemplo, você poderia conferir algumas mostras como essas daqui:



Os organizadores do evento tomaram todo o cuidado possível, mesmo nos pequenos detalhes e nas coisas mais simples, como na disposição dos mini-cactos, os detalhes da estátua e o réptil em cima das pedras, nas fotos abaixo:






E também fizeram bom uso dos jardins verticais, além de sempre aproveitar as melhores características do que pretendiam para harmonizar melhor o ambiente.







E isso é apenas uma pequena amostra, pois no evento em si existem dezenas e mais dezenas de mostras para se apreciar, e não para por aí, vamos ver mais coisas interessantes.

Exposição de Arranjos Florais

Aqui dispuseram flores e mais flores em diversos tipos de arranjos, sempre muito lindos.





IMPORTANTE: Entre o Final de Agosto e o Mês de Setembro é quando acontece a Expoflora, o maior evento de Holambra, pode ir tranquilo que a cidade é totalmente equipada para receber centenas de turistas por dia durante o evento.

Culinária Holandesa


Conhecer Holambra é como conhecer um pedaço da Holanda que está no Brasil, e uma das melhores formas é aproveitando a culinária típica do local, que é bem diferente, possuindo pratos como o Joelho de Porco, o Chucrute [uma espécie de repolho em conserva com um pouquinho de pimenta usado pelos holandeses], e muitos outros.


Prato com o Chucrute.
Coma lanches como o Crepe Suíço e claro, não deixe de conhecer as sobremesas daqui, você irá se surpreender com o delicioso sabor!


Essa Torta Holandesa, por exemplo, é uma dádiva dos céus que parece mais uma mistura de pudim, mousse e sorvete com chocolate.

Não aguentamos esperar pra tirar a foto, acabamos comendo um "bom" pedacinho antes!
Danças Típicas Holandesas


Como estamos falando sobre a cultura, não deixe de ver as danças típicas holandesas.


Antes de voltar para as atrações, saiba que a cidade é bem enfeitada, quase sempre lembrando flores, desde algumas placas na rua e principalmente quando você estiver dentro da Expoflora:




Quase sempre lembrando flores: Esse orelhão foi baseado num sapato típico holandês.
Separe um dinheirinho, principalmente se estiver levando alguém para comprar por aqui, pois o que mais existe na Expoflora são opções de compras, que vão desde diversas opções de artesanatos, enfeites e bujingangas em geral, a flores e todo o tipo de sorte de plantas e flores possível.

Os principais estabelecimentos comerciais para isto são o Shopping das Flores, o Shopping Vermelho, o Verde e o Azul, cada um com algumas peculiaridades, vamos conhecê-los:

Shopping Vermelho

Esse shopping é especializado na venda de lembrancinhas, camisas e artigos em geral.


Chegam até a vender coisas bem diferentes e curiosas, como esse bebê fantoche:





Shopping Verde

Nesse Shopping, o foco é voltado mais para presentes e souvenir, tanto de artesanato comum quanto de porcelana, além de também ter muitas outras coisinhas.








Shopping Azul

Esse Shopping é voltado para a venda de artigos para presente e decoração.




Shopping das Flores

No maior festival de flores da América Latina, o que não falta para se comprar são flores, com um preço bem em conta e uma diversidade quase ilimitada dos mais diversos tipos de plantas, mini-cactos, cactos, flores, bonsais e sementes em geral.






Atrações para a Criançada


É certo que na Expoflora existem atrações para todas as idades, há teatro para os pequeninos, coisas para se fazer em casal ou para a maior idade, quem ama tirar fotos não se cansará de tanta coisa para se ver e existe até um parque para as crianças um pouco maiores se divertirem.

Veja alguns dos brinquedos:











E finalizando, a atração mais importante do evento:

Parada das Flores e Chuva de Pétalas

A parada das flores é basicamente a banda e os mascotes que perambulam pela feira a caminho do palco central [próximo do parquinho, onde há o palanque com o canhão de rosas].

O clima é contagiante e muito divertido!



No final do evento, o mascote da cidade, o Tulipo, subirá nesse palanque e após uma breve explicação dos organizadores começará o evento mais bonito do dia, a chuva de pétalas:



Não entendeu o que é? Não tem problema, veja o vídeo abaixo:



Por pouco mais de 3 minutos serão despejados cerca de 350kg de pétalas sobre os visitantes. Lembrando que em datas determinadas também é possível apreciar esse mesmo evento, mas com o adicional de um helicóptero também estar jogando pétalas do céu.



DICAS: Antes de ir para cá, pergunte a algum dos funcionários que eles irão lhe informar onde você podem guardar suas coisas, assim fica mais tranquilo e divertido para transitar e aproveitar melhor a chuva de pétalas.

Não se preocupe em ter visto o vídeo agora, estar lá é incrível e surreal de tão bonito. Não deixe de conhecer Holambra, esse destino paulista tão interessante e que certamente vale como uma viagem de presente para aquela pessoa querida e que gosta de flores.


Para mais informações sobre como chegar e o que fazer por aqui consulte o site oficial, clicando no botão abaixo:



Sabe por que eu frisei tanto o ano de 2015? É porque em 2016 e nos outros anos será tudo diferente, ainda mais divertido e incrível. Não deixe de conhecer esse destino! E o mais legal é que você pode conhecer tudo em um único dia!

Se ficou com vontade de saber como foi nosso passeio após ler tudo isso, clique no botão abaixo:



Descubra mais Dicas de Roteiro interessantes na Coleção abaixo:



Desejo a você uma boa viagem!


CURIOSIDADE: O nome Holambra veio da junção das palavras Holanda, América e Brasil. A cidade mantém as características, os costumes holandeses e inclusive a culinária, que também são divulgados na Expoflora.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo