Menu Principal

sábado, 12 de dezembro de 2015

Natureza Incrível #3 - Harpia, uma ave Poderosa

A Harpia é a maior ave de rapina das Américas, e é tida como uma das aves mais fortes do mundo. Possui um bico potente e garras maiores que as do urso pardo americano, suas patas possuem a grossura de um punho de um homem adulto.


É uma ave adaptada ao voo acrobático em ambientes florestais de espaços fechados. Sua alimentação é composta de animais de porte médio como aves, macacos, preguiças e até macacos maiores, como o bugio. Elas caçam pelo menos 19 espécies de animais, 16 das quais são arborícolas. Em cativeiro, são alimentadas com carne e pequenos animais, como ratos.



Veja o documentário abaixo, produzido pelo Nat Geo Wild, para conhecer mais um pouco dessa imponente ave de rapina.


Seu habitat principal são as florestas tropicais e estão dispersas geograficamente do México à Bolívia, na Argentina e grande parte do Brasil, principalmente no Amazonas, onde vivem na copa das árvores altas e constroem seus ninhos dentro da vasta mata.

Distribuição da Harpia nos dias atuais

A Harpia rápida é possante em suas investidas e é tão forte fisicamente que consegue até erguer um carneiro sem maiores dificuldades. Ela voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. Tem um assobio longo e estridente e, nas horas quentes do dia, costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos. Observe como ela é fugaz em seus ataques:


As Harpias possuem um crescimento populacional muito lento e esse fato, associado à destruição de grandes áreas florestais e a caça indiscriminada torna a espécie ameaçada de extinção em nosso país. Elas são monogâmicas como diversos outros tipos de águias, unindo-se por toda a vida.

Filhote de Harpia
O casal dá uma cria a cada dois ou três anos, seu período reprodutivo vai de junho a novembro e o período de incubação é de dois meses. As fêmeas costumam depositar um ou dois ovos, mas caso os dois eclodam com sucesso somente o primogênito sobreviverá, já que invariavelmente matará seu irmão caçula [Esse "cainismo" é comum em várias espécies de águia].

O filhote testa suas asas com seis meses. No entanto, fica sob os cuidados dos pais, sendo alimentado, por outros seis a dez meses, mantendo, assim, uma longa dependência. A maturidade sexual é atingida aos quatro ou cinco anos e o indivíduo pode retornar ao mesmo ninho em que nasceu.



Se deseja conhecer outras postagens dessa mesma coleção, clique no álbum abaixo:



Fontes Pesquisadas:

http://www.wikiaves.com.br/gaviao-real
https://pt.wikipedia.org/wiki/Harpia

Desenho da Harpia na Mitologia
Por hoje é só! Boa sorte!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que você gostou. A Natureza é muito bela, interessante e incrível. Por isso sempre é possível trazer coisas legais pra vocês.

      Excluir

Botão Voltar ao Topo