Menu Principal

sábado, 29 de agosto de 2015

Viajando por Conta Própria

Já expliquei um pouco de como viajar melhor usando Agências de Turismo, e agora estarei dando algumas dicas de como viajar melhor por conta própria, afinal, nem sempre o preço do Pacote Turístico fica em conta e muitas vezes é melhor fazer tudo do seu jeito, isto é, por conta própria, com você definindo todos os horários e tudo o que deseja fazer, do seu jeito e ao seu ritmo.




Pesquise sobre o Destino:


Apesar de utilizar Agências de Turismo ser algo bem cômodo, muitas vezes o preço pode sair bem salgado [afinal, eles cobram mais caro pelo seu conforto e também porque precisam garantir o lucro deles]. Pode ser que conheça o lugar apenas superficialmente se tiver usando uma Agência de Turismo, terá de seguir um roteiro pré-definido [seguindo o ritmo dos outros visitantes], e dependendo da época e do lugar que você pretende ir, os valores podem chegar a não compensar para o que você tem em seu bolso.

Por isso, procure saber um pouco sobre o que pode ser feito lá e tente construir seu próprio roteiro, considerando os deslocamentos, o valor da Hospedagem, o tempo que quer ficar por lá e também o meio de transporte que será utilizado para ir e voltar de lá. Se você fizer a conta na ponta do lápis e ver que fazer tudo do seu jeito é mais em conta, pode arregaçar as mangas e ir até lá por conta própria.

DICAS:

1) Procure na Internet, seja em fóruns de viagens ou até mesmo em outros blogs. Uma ideia bem interessante é escrever assim:

roteiro x dias NOME DO LUGAR - Parece bobo, mas só de dar uma olhada em vários relatos você já começa a pegar uma boa ideia do que fazer no lugar que deseja.

2) Observe se a cidade ou lugar em que você está não possui uma boa estrutura de transporte público. Caso tenha, você poderá se deslocar usando o ônibus ou o metrô ao invés de usar os táxis, que são muito mais caros.

Baixa e Alta Temporada + Promoções:

- Conhecer os períodos em que há alta e baixa temporada também é muito importante. Feriados e períodos de Férias Escolares sempre são períodos de alta temporada e o valor costuma ser bem mais caro. Se tiver condições, procure ir nos períodos em que o lugar não é tão visitado [com certeza haverá algum desconto na hospedagem e o valor das atrações poderá sair bem mais em conta. Outro ponto importante a ser observado é verificar se não existe alguma promoção, o que ajuda ainda mais nessa redução de gastos].

Duas pessoas diferentes podem fazer a mesma viagem e gastar valores totalmente diferentes. Se você for inteligente e aproveitar pequenas diferenças de comportamento, conseguirá fazer uma viagem muito gostosa, sem que o valor fique tão salgado.

Comer fora das Atrações:

Observe os exemplos abaixo, que são bem simples:

- Se você comer em um restaurante ou quiosque na beirada da praia, pagará muito mais caro do que se tivesse atravessado umas três ou quatro ruas para comer onde o morador local também come;
- Pedir as coisas no Hotel sai bem mais caro do que aproveitar uma farmácia ou um supermercado nas proximidades.

Ao se afastar um pouco das atrações, você poderá comprar e comer o que o próprio pessoal da cidade consome, e não o que o "turista" [que paga bem mais caro] costuma consumir. Isso parece bobo, mas colocando na ponta do lápis faz uma grande diferença.

Leve algum lanche:

Leve consigo biscoitos, chips, alguns salgadinhos e até mesmo o famoso mini-pão com Maionese (ou Patê, ou ainda Requeijão). Essa dica é praticamente um complemento da dica acima, se você já possui algumas dessas coisas em mãos, pode comer na hora e assim evitar um jantar mais caro, por exemplo, além de não passar fome em nenhum momento da viagem!

Água:

Um gasto que parece bobo mas dependendo do lugar faz você gastar muito é comprando a água no Hotel. Ao invés de fazer isso procure por um Supermercado [ou se não achar, uma Farmácia pelo menos] e compre sua própria água, de preferência em embalagens um pouco maior [nem que seja da de 1,5L ou até da de 5L, vai depender do que couber no frigobar da sua hospedagem], isso ajuda muito na hora de economizar nos gastos.

Hospedagem:

Procure em vários sites confiáveis por uma boa hospedagem e com o preço mais em conta. Fazendo uma boa pesquisa você verá se compensa ou não. Se tiver gostado do lugar, tente conversar com eles por "e-mail" ou pelo "celular" e veja se não existe uma boa promoção.

Aproveite as Promoções de Passagens Aéreas:

Mesma coisa da ideia acima, procure por vários sites e veja se não existe uma promoção de passagem aérea para o local que você quer visitar [caso deseje ir de avião]. Se tiver milhas sobrando, veja se não é possível usá-las para realizar o seu passeio ou ao menos abater um pouco nos custos da viagem.

Outro ponto importante sobre as passagens áreas é que se você procurar por elas com uma boa antecedência, verá que o preço cairá ainda mais.

Passeios de 1 dia ou de Fim de Semana:

Nem sempre você está com muito dinheiro em mãos ou dispõe de muito tempo. Pesquise sobre as suas redondezas e veja se não existe um lugar interessante para visitar em pouco tempo. Pode ser que encontre uma atração bem interessante que antes sequer sabia que existia. [Eu, por exemplo, não sabia que próximo de onde moro tinha tantas coisas legais para se fazer, e descobri isso após pesquisar um pouco]

Planeje e comece a juntar antes da viagem:

Pesquise em sites, na internet, pergunte os amigos sobre o que você precisa e deseja conhecer e comece a juntar seu dinheiro bem antes da viagem. Dessa forma, quando realizar seu passeio você já terá uma boa quantia em mãos, poderá aproveitar muito melhor e não ficará atolado em dívidas nos próximos meses.

Dinheiro não é Tudo!

Pode parecer estranho esse título, indo ao contrário do que disse em todos os outros. Mas dinheiro não é tudo, por isso sempre tenha uma Pequena Reserva de Segurança (para evitar imprevistos) e não deixe de fazer as coisas somente para gastar menos, afinal, gastar menos não quer dizer que você se divertiu mais, dessa forma, economize onde você ver que pode e gaste seu dinheiro onde achar mais interessante:

- Se você gostar de comer, coma!
- Se você gostar de fazer passeios, faça!
- Se deu a louca em você e quer andar de Helicóptero ao menos uma vez na vida, porque não tentar!?

Faça tudo com Segurança!

Se divertir não é subir em uma pedra no meio do penhasco apenas para tirar uma foto "elegante" para mostrar para seus amigos. É aproveitar o lugar que deseja com certo conforto e segurança, sempre respeitando os seus limites e o(s) de seu(s) companheiro(s). Se divertir é aproveitar cada lugar do seu próprio jeito, fazer suas próprias coisas e criar suas próprias histórias.


Descubra mais Dicas de Roteiro interessantes na Coleção abaixo:



Boa sorte e boa viagem!

U.__.U

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo