Menu Principal

sábado, 22 de agosto de 2015

Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, Betim - MG [Passeio de 1 dia] [08 de Junho de 2014]

Estou colocando aqui o passeio que realizei com a Luciana para o Vale Verde Alambique e Parque Ecológico, em Betim no dia 08 de Junho de 2014. Fomos de Excursão pelo SESC-MG, que aliás é uma excelente empresa para fazer excursões com um preço que muitas vezes é bem em conta.


Para saber como chegar no SESC Serviços de BH clique no link abaixo, deixei uma matéria especialmente para você conhecer boas agências de turismo em Contagem e Belo Horizonte e também dicas de como aproveitar melhor as promoções oferecidas por elas.



Obs.: Vale lembrar que quem é Comerciário consegue descontos de 15%, o que ajuda bastante na hora de reduzir o orçamento da viagem.


Veja abaixo a descrição do Vale Verde de acordo com eles próprios:


O que é o Vale Verde?

"O local perfeito para grupos que queiram fazer um passeio agradável e relaxar ao som dos pássaros e das águas. Há apenas 42 km de Belo Horizonte, grupos podem passar o dia relaxando ou participando de atividades específicas. São diversas opções de visitas orientadas, passeios de lazer, encontros de família, comemorações e pacotes sob medida para cada grupo ou necessidade. Aos finais de semana, também é possível participar do já consagrado Papo Animal. Tem ainda condições especiais para agência de turismo. Então é só montar o seu grupo e vir curtir o dia no Vale Verde."

Desculpem a delonga, mas acho interessante porque é um lugar bem próximo de Belo Horizontino e talvez muita gente ainda não conheça, esse é um passeio que pode ser realizado tranquilamente em apenas 1 dia ou no fim de semana, tenho certeza que quem for vai amar o local. Se estiver com crianças, aí será melhor ainda porque esse é o lugar ideal para um passeio em família!

Como Chegar?

Caso queira ir por conta própria, clique no botão abaixo:



Preços:

Abaixo estou colocando o link, de acordo com o próprio Site Oficial do Vale Verde, que mostra os preços das atrações e também seus respectivos Horários de Funcionamento:



Site Oficial:

No Site oficial você pode tirar todas as dúvidas que possui e também conhecer um pouco mais sobre o Vale Verde.

Link:

Estrutura:


A Estrutura do Vale Verde é muito completa e oferece diversas atrações de lazer, como o passeio de charrete, visita ao Viveiro encantado de Lóris, trilha ecológica, pedalinho, tirolesa, arvorismo e escalada. Destaque para o Zoológico do Vale Verde, que trabalha para a conservação das espécies mantidas em cativeiro, como a Harpia - o maior rapinante das Américas e uma coleção de orquídeas que perfumam e colorem o parque.

Veja mais sobre a estrutura clicando no botão abaixo:



Horário de Funcionamento:
* Dados de 2015.
  • De 9:00 às 17:30h, de Terça a Domingo, inclusive Feriados;
  • Atrativos de Lazer e Aventura: Somente Sábados, Domingos e Feriados.
Se desejar saber mais sobre o Vale Verde, aproveite as dicas clicando no Botão abaixo:



RELATO DO NOSSO PASSEIO

De manhã bem cedo fomos ao SESC Serviços BH e de lá pegamos o ônibus que foi até a entrada do Vale Verde.



Como fomos de excursão, nosso roteiro já estava meio pré-definido, mas é possível ignorar alguns passeios e adequar melhor o perfil do passeio de acordo com sua própria vontade, achei isso muito proveitoso e interessante. 

Alambique do Vale Verde

Assim que chegamos, fomos direto conhecer como é o processo de produção e armazenagem da Cachaça do Vale Verde, com direito a brinde especial.











Museu da Cachaça

Por fim, chegamos ao Museu da Cachaça, que pra quem gosta é um prato cheio, com direito a degustação de Lícor ou da própria Cachaça produzida pelo Vale Verde, tanto a de 3 anos quanto a de 13 anos. O lícor eu gostei muito, até a hora que veio aquela ardência que quase queimou a garganta! Já quanto a cachaça (experimentei só a de 13 anos, já queimou direto a garganta, quase tive um treco! Acho que não fui projetado pra beber cachaça!

Também existem diversas galerias de arte e eles possuem diversas pinturas artísticas nesse Museu e por todo o Vale Verde é possível avistar dezenas de espécies de pássaros diferentes. Porém prefiro não colocar todas as imagens pra não estragar um pouco da surpresa.






Não sei se parece, mas isso aí atrás de nós é uma pintura
E abaixo as Campeãs do Vale Verde, já até ganharam muitos prêmios:


Quem é apreciador e desejar levar uma para casa, prepare o bolso, porque algumas passam dos R$ 200,00 a unidade. Afinal, antes de serem degustadas por você elas esperaram por até 13 anos, que é bastante tempo!

Circuito das Aves

Após visitar o Museu da Cachaça fomos ver algumas aves um pouco raras ou exóticas, pra quem estiver com crianças pequenas acho que esse passeio é um prato cheio. Já pra quem não é muito fã dessas coisas pode pular esse passeio e ir até a Tirolesa ou o Viveiro de Lóris, o Arco e Flecha ou até mesmo outros passeios, basta pesquisar no próprio site do Vale Verde. Assim dá pra fazer com que passeio fique ainda mais interessante.








Nas fotos acima estão algumas aves como o Avestruz, o Emu e outros, se estiver com guia ele vai falando os nomes de um a um. Continuando perto dali visitamos a Harpia, a maior ave do mundo, porém ela estava meio retraída no dia e não resolveu nos mostrar a sua graça:




Perto dali existe uma atividade muito interessante, principalmente para os pequenos, o Water Ball (é uma espécie de bolha em que você pode entrar e é capaz de andar em cima da água com ela).


Viveiro de Lóris

Para a gente, essa foi a maior surpresa do Vale Verde e também um dos lugares mais interessantes que conhecemos nesse dia. Aqui nós e os outros visitantes interagimos e demos uma espécie de gelatina congelada para os Lóris, esses passarinhos coloridos.









Teve uma hora que mais de 5 Lóris pularam na minha cabeça, aí eu gentilmente fui dar a gelatina para outro Lóris, resultado: eles são bem possessivos quanto estão comendo a gelatina, então todos começaram a me bicar (não dói e é bem legal, mas assusta quem estiver despreparado). Pedi pra minha namorada tirar a foto mas infelizmente nossa máquina estava descarregando e ela estava mais preocupada em tirar os Lóris da minha cabeça, acabou que não conseguimos tirar a foto.

Quando isso acontecer e você não quiser que eles fiquem em seus ombros ou na sua cabeça dê pequenos pulinhos que eles saem voando pra outro canto do viveiro.

Entornos do Vale Verde e alguns Viveiros

O Vale Verde é um ambiente muito bonito e arborizado, pra quem aprecia os animais e a natureza é muito gostoso passear pelo parque, segue algumas fotos:















Existem centenas de aves espalhadas por todo o Vale Verde. Estou colocando poucas fotos para não deixar muito carregado e tirar o foco principal que é mostrar um pouco desse lugar incrível. Além dos diversos Viveiros e Gaiolas de Aves eles também possuem um Serpentário e até um Insectário.

Restaurante do Vale Verde

O Restaurante Principal do Vale Verde é muito bom e você poderá almoçar despreocupado.



Trilha Ecológica

Agora andamos um pouco pela floresta, passamos por um pequeno labirinto de folhas (que é bem facinho), visitamos a Vila dos Gnomos (uma espécie de vila em miniatura) e ainda fomos até uma pequena queda d'água. Com exceção da terceira idade (que estará fazendo uma caminhada bem leve) ou de quem estiver com crianças pequenas (que realmente vão se encantar com o local), minha recomendação é que pulem esse passeio e façam outras coisas mais interessantes.












Como sugestão de outras coisas interessantes que podem ser feitas no Vale Verde estão as seguintes:

- Cama Elástica;
- Arco e Flecha;
- Bungee Trampolim;
- Charrete;
- Escalada;
- Passeio de Pônei;
- Pedalinho;
- Tirolesa;
- Water Ball;
- Arvorismo.

Uma coisa bem legal do Vale Verde é que é praticamente impossível fazer tudo em um dia só!

Papo Animal

O Papo Animal é uma atração na qual os guias do próprio Vale Verde explicam um pouco sobre os Cágados, o Camaleão, a Serpente e algumas aves para retirar um pouco do preconceito das pessoas e deixá-las mais conscientes quanto a preservação e habitat dos mesmos. Eles chegam até a deixar que as pessoas toquem em uma cobra.

Como a Lu morre de medo disso nós optamos por ir ao Lóris novamente e também andamos de Tirolesa e Patinho. Abaixo algumas fotos do papo animal. Se observarem com atenção verão um camaleão em duas das fotos:




Tirolesa

Após algumas pequenas desavenças, consegui convencer a Luciana a ir na Tirolesa, abaixo dá pra ver a preocupação dela!





Após isso, fomos novamente até o Viveiro de Lóris e tentamos tirar algumas fotos, mas a máquina já estava praticamente em seus últimos momentos, por isso não conseguimos tirar a foto que queríamos, e por fim, realizamos o nosso último passeio do dia:

Pedalinho (Patinho)

Por algo inexplicável dessa natureza, eu amo andar em Pedalinhos. Porém, não sei se era nosso cansaço devido ao dia tão ativo ou por outro motivo, mas o pedal estava pesado demais, quase não dei conta de pedalar. Tirando esse inconveniente, achei espetacular! E pra deixar ainda mais incrível eles nos deram um pouquinho de ração para pássaros. Assim que vc joga um pouco para os patinhos, eles se aproximaram de nós e passaram a seguir o barco (O Patão), achei isso muito legal!




E finalmente, voltamos até o nosso grupo da Excursão, pegamos o ônibus e voltamos para o SESC Serviços de Belo Horizonte. Dali pegamos o bus de retorno para nossa casa e finalizamos o nosso passeio de 1 dia pelo incrível Vale Verde Alambique e Parque Ecológico de Betim.

Conquistas do Passeio:

Souvenir do Vale Verde
Eis o meu troféu obtido nesse passeio, um Souvenir do Vale Verde.

Mesmo que não tenhamos visto tudo, acho que valeu muito a pena, foi excelente pelo ótimo custo-benefício e fizemos com que um dia do fim de semana fosse muito especial. Nota 10 para o Vale Verde. Espero que tenham gostado do meu relato e queiram visitar esse lugar quando tiverem oportunidade. E o mais interessante disso é que está bem pertinho de Belo Horizonte.

Notas Finais:

- Todas as fotos foram tiradas com nossa própria câmera;
- Revistei todo o texto por várias vezes para consertar os erros e deixar com que a leitura ficasse mais fluida possível.



Se tiver gostado desse Relato e deseja conhecer outros, clique na Coleção abaixo e veja os que você achar mais interessantes:


Boa Sorte a todos e que tenham uma excelente viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Botão Voltar ao Topo